Crea-PE

Crea-PE lamenta o falecimento do ex-presidente do Crea-RS, Fúlvio Petracco

Recife, 26 de dezembro de 2012

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, lamenta o falecimento, na última segunda-feira (24), do ex-presidente do Crea do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Eng. Mecânico e Eletricista Fúlvio Celso Petracco, que tinha 77 anos, estava internado no Hospital São Lucas da PUC-RS para se tratar de problemas cardiorrespiratórios e havia sido submetido a cirurgia no domingo (23).

Petracco presidiu o Conselho gaúcho por uma gestão (1985-1987), promovendo a abertura democrática do cenário gaúcho. Também teve uma trajetória política influente no Estado, sendo o fundador do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ex-deputado estadual.
 
O engenheiro Fúlvio Petracco, dentre suas inúmeras participações históricas, pode-se destacar a liderança na campanha universitária da legalidade no Rio Grande do Sul em 1961. Ele também foi o conferencista, em Pernambuco, quando em 1979, inaugurou a abertura democrática no âmbito da engenharia no Estado, no auditório da Sudene, na conferência que encerrou o seminário do Clube de Engenharia de Pernambuco, então presidido pelo engenheiro Jaime Gusmão.

O presidente de honra do PSB no Rio Grande do Sul,foi um dos protagonistas da refundação da sigla no Estado após a redemocratização, em 1986. Naquele ano, candidatou-se a governador para ajudar a formar a legenda. Lançou o bordão “Petracco neles!”, conhecido até hoje. Em entrevista concedida ao Jornal do Comércio, no dia 17 de outubro do ano passado, ele afirmou que o aperfeiçoamento da democracia passa pela ampliação de mecanismos de cidadania como o Orçamento Participativo e pela educação. “Um povo, para viver uma democracia, deve viver em ampla e absoluta liberdade. E só se pode conceder ampla e absoluta liberdade a um povo educado”.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo