Eleição: pelo direito de ser bem representado

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Por meio delas, é  possivel se fazer a escolha de representantes e governantes que elaboram e executam leis e interferem diretamente na vida das pessoas. Escolher errado um governante ou um gestor pode representar prejuízos na qualidade de vida das pessoas, assim como, na imagem de entidades e órgãos públicos.

Este ano, o Sistema Confea/Crea/Mútua elegerá, em todo o País, os novos presidentes do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) . Pela importância do Conselho, que agrega mais de 900 mil profissionais, sendo o maior do mundo, é preciso acompanhar o processo atentamentente com atenção e critério, observando tudo que ocorre no pleito sucessório que já começa a dar os primeiros passos em direção a um processo político que, a exemplo dos outros anos, sempre se pautou na cordialidade, ética e lealdade dos concorrentes.

Cientistas políticos discordam da máxima de que o voto é apenas uma obrigação e alertam para a importância do ato que tem o poder de transformar o que não está bom e manter ou melhorar o que tem a aprovação da população objetivando a melhoria de vida da coletividade.

No que se refere às eleições do Sistema Confea/Crea/Mútua, a cada três anos são eleitos os novos presidentes. Já a eleição para os conselheiros federais varia de acordo com a Rosa dos Ventos em cada estado da Federação.

Dicas – Algumas dicas como acompanhar os noticiários institucionais para saber o que os candidatos propõem é um bom ínício. No mais, pode-se ligar ou enviar e-mails ( a ser divulgado), perguntando ou sugerindo ideias para o seu representante. Caso não haja dúvida quanto à competência do candidato, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

De acordo com informações da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), o calendário das eleições deverá ser votado na terça-feira (07), quando também serão definidas as regras para as eleições dos diretores administrativos e diretor nacional da Caixa de Assistência dos Profissionais  do  Crea (Mútua), que ocorrerá também em novembro, na mesma data da eleição de presidentes do Confea e Creas.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE