GT Parlamentar define ações para 2013

Recife, 12 de junho de 2013

Os membros do Grupo de Trabalho de Assuntos Parlamentares (GT-APAR) reuniram-se pela segunda vez, nesta segunda-feira (10), no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em Brasília, para tratar, entre outros assuntos, da elaboração do cronograma de trabalhos e do calendário definitivo de reuniões até o fim deste ano.

Estiveram presentes nesta reunião, o coordenador do GT-APAR Cleudson Anchieta, o coordenador-adjunto Valmor Pietch e os demais membros, José Mário Cavalcanti, Tarcísio Bassan e Roberto Ignatius. Dentro do cronograma de trabalhos, foi discutido e aprovado um encontro na SOEA, entre os integrantes do Sistema Confea/Creas e os parlamentares com formação profissional abrangidas pelo Sistema.

“Existem quase cem parlamentares com formação nas profissões de Engenharia, Geologia, Geógrafos e Meteorologistas. O GT encaminhará uma solicitação ao Comitê Organizador da SOEA, bem como ao presidente do Confea, José Tadeu, para que sejam enviados esforços no sentido de que estes parlamentares sejam também convidados para participar da semana da Engenharia”, disse o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti.

Além dessa proposta, o GT também propôs a realização de um evento no Congresso Nacional, com a participação da Frente Parlamentar da Engenharia. Este movimento está em formação e é articulado pelo deputado federal pernambucano e engenheiro civil Augusto Coutinho. Para tratar desse assunto, o GT visitou na última terça-feira (11) o deputado, levando essa proposta para realizar o lançamento desta frente no Plenário da Câmara Federal.

O parlamentar pernambucano recebeu o Grupo, tratou sobre alguns projetos de lei em tramitação no Congresso e acolheu com satisfação a ideia do GT sobre o evento em comemoração ao Dia do Engenheiro. Para José Mário, as iniciativas do GT são animadoras e promete que boas ações aconteçam nesta relação entre Confea e o Congresso.

“A proposta do lançamento da Frente Parlamentar conjuntamente com a comemoração do Dia do Engenheiro em 11 de dezembro em uma Sessão Solene no Auditório da Câmara poderá representar um grande e marcante acontecimento em nossas profissões. Esta é uma forma efetiva de ação pela nossa valorização e elevação da autoestima dos profissionais do Sistema”, finalizou José Mário.