Profissionais de Goiana e região apresentaram e aprovaram propostas para o 11º CEP-PE

Reunião foi realizada nesta quinta-feira (21) e coletou seis proposições dentro dos três eixos temáticos: inovação tecnológica, infraestrutura e valorização profissional

O décimo encontro microrregional preparatório para o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE) aconteceu na noite desta quinta-feira (21) em Goiana. O encontro reuniu profissionais do município e região, onde foram coletadas propostas para melhorias profissionais para engenheiros, agrônomos e geocientistas, com benefícios à sociedade.

Tais eventos são de fundamental importância para mobilizar a comunidade profissional local e alcançar melhor resultado nos congressos estaduais, onde os Conselhos consolidam a pauta de propostas para apresentar no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontece de 6 a 8 de outubro, em Goiânia (GO).

A mesa de abertura do evento, que aconteceu no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Goiana (FADIMAB), foi presidida pelo superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni. Na composição da mesa estava a presidente da FADIMAB, Emília Pena Dantas Aragão de Souza, o inspetor tesoureiro de Goiana, Gabriel Rodrigues de Lino, o coordenador do 11º CEP-PE, Alberto Lopes Peres Júnior, a diretora geral da Mútua-PE, Roberta Meneses, e representando o prefeito Eduardo Honório, o chefe de gabinete da Prefeitura, Rayan Ritchelle.

“O Crea vem buscando mais ações integradas com Goiana, buscando o fortalecimento com os profissionais da região, sobretudo com a sociedade”, confirmou Christianni, explicando que os CEPs foram eventos criados pelo Confea para encontrar soluções de problemas que afetem a sociedade, com a contribuição da engenharia, agronomia e geociências.

Os profissionais presentes apresentaram propostas nos três eixos temáticos: infraestrutura, inovação tecnológica e valorização profissional. Na noite, foram apresentadas e aprovadas seis propostas. Eles propuseram, por exemplo, criar uma parceria entre as prefeituras e órgãos competentes para desenvolvimento de projetos aquícolas em assentamentos e comunidades sociais.

Ainda no evento foi escolhido o delegado de Goiana, Allisson Duarte, que vai defender as propostas aprovadas neste encontro no 11º CEP-PE, em 26 e 27 de agosto, no Recife. Duarte se comprometeu a defender as propostas aprovadas para que elas fossem encaminhadas ao Congresso Nacional de Profissionais.

No final do encontro, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, reforçou para os presentes a importância da participação no debate para a construção de cidades sustentáveis, com a ajuda da boa engenharia, agronomia e geociências. “Precisamos ocupar nossos espaços”, sublinhou Lucena, enfatizando: “Quando nós não decidimos, os outros decidem por nós.”

Lucena também adiantou que o Crea vai realizar o treinamento da ferramenta BIM, que foi apresentado com proposta. Independentemente de ser implementada ou não pelo Confea, o presidente do Crea-PE garantiu esta ação para os profissionais da região. Mais uma vez, ele enumerou as ações que o Crea-PE vem realização desde o início de sua gestão, com a valorização profissional e uma prestação de serviço de qualidade à sociedade.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto será abordado em três eixos de discussão, sendo eles: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Valorização Profissional.