Crea-PE

Sextou no Crea tem bate-papo sobre a história ferroviária em Pernambuco

O Sextou no Crea com Art desta semana trará o rico universo histórico dos trens. André Cardoso, historiador coordenador de ação educativa do Museu do Trem; e Fernando Jordão, Professor de Engenharia de Transportes da UFPE, irão conversar sobre a história ferroviária em Pernambuco. O encontro está marcado para as 19h desta sexta-feira (20) na TV Crea-PE, canal do Conselho no YouTube. Esta edição do evento integra a 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco promovida pela Secretaria de Cultura entre os dias 16 e 24 de agosto.(Confira aqui a programação).

André Cardoso conta que será explorada a formação da malha ferroviária de Pernambuco e seu contexto social, econômico e político, passando pelo século XIX, quando da sua criação, e século XX. 

“É uma oportunidade muito boa poder explorar este assunto num canal voltado para as engenharias. Porque quando falamos sobre ferrovia, temos um diálogo entre a história, arquitetura e demais ciências sociais. A engenharia, por sua vez, é uma das bases que permite esse sistema existir”, diz André Cardoso.

O professor Fernando Jordão, por sua vez, destaca como as ferrovias foram implantadas pelos ingleses, seus itinerários, passando por seu apogeu e consequente decadência. 

O projeto Sextou no Crea é uma iniciativa cultural que traz quinzenalmente um profissional da engenharia que desenvolva um trabalho artístico – seja cinema, música, literatura ou artes plásticas – para um bate-papo descontraído.

Pular para o conteúdo