Crea-PE

Reunião marca balanço e projeções para 2022 do Programa Mulher Pernambuco

Encontro de integrantes do comitê gestor, que aconteceu na última quarta-feira (22), traça metas de divulgação da iniciativa para o próximo ano

Uma reunião extraordinária marcou o balanço do ano do Programa Mulher Pernambuco com o presidente do Crea-PE e presidente do comitê do programa, Adriano Lucena. O encontro com as integrantes do comitê aconteceu nesta quarta-feira (22), com a presença da primeira diretora administrativa do Conselho, Giani Camara; a segunda diretora administrativa, Eloisa Basto; a presidente da Mútua-PE, Roberta Meneses; e a engenheira de segurança do trabalho, Jaciara Marques.

Para 2022, a ideia é do programa participar ativamente dos eventos do Crea principalmente dos encontros preparatórios, o Congresso Estadual de Profissionais (CEP), uma prévia para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Este congresso nacional é realizado a cada três anos pelo Confea, onde são debatidos e propostas novas resoluções de diretrizes para os profissionais do sistema.

“É o evento mais importante do Confea. Para o CNP são eleitos delegados em cada regional. O Crea-PE tem direito a uma delegação que varia de ano para ano. Nesses congressos estaduais são eleitos os delegados que vão para o Congresso, com direito a voto. E o Programa Mulher deve estar sempre presente nos encontros preparatórios”, destacou Eloisa Basto.

Ainda nas projeções para 2022, as integrantes do comitê propuseram a Lucena a ida às universidades para divulgar o Programa Mulher Pernambuco. “A gente pode ir nas universidades e fazer uma apresentação até maior: de ética, da Mútua e do Programa Mulher, fazendo uma palestra só com todos , com 20 minutos cada um que pudesse agregar mais informações para os universitários”, explicou Eloisa Basto.

Lucena sugeriu que na primeira reunião plenária de 2022, que acontecerá dia 18 de janeiro, fosse apresentado um plano de ação do programa para o próximo ano. “Se a gente não fechar o cronograma nessa reunião, já deixa o indicativo para fechar na próxima”, destacou o presidente do Crea-PE.

O Programa Mulher Pernambuco foi lançado em 30 de setembro deste ano. É uma iniciativa que busca a equidade de gênero no campo profissional, com a criação de políticas e programas atrativos e que deem destaque às mulheres. A versão pernambucana está em sintonia com o programa nacional do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Para propor e coordenar as atividades de valorização do protagonismo feminino foi criado o comitê pernambucano do Programa da Mulher. Ele é formado por Eloisa Moraes, engenheira civil; Giani Camara, engenheira de segurança do trabalho; Jaciara Marques, engenheira de segurança do trabalho; Cláudia Alcoforado, engenheira civil; Roberta Meneses, engenheira civil; Pompéia Lins, engenheira eletricista; e Adriano Lucena, engenheiro civil e presidente do Crea-PE.

Pular para o conteúdo