Crea-PE

Banda Túnel do Tempo promete viagem musical no Sextou

Live acontece nesta sexta-feira (3), a partir das 19h, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, pelo canal do YouTube

Uma viagem musical é o que promete a Banda Túnel do Tempo na sua apresentação desta sexta-feira (3) no Sextou no Crea com Art. A live contará com três integrantes dos nove componentes da banda, que já está na estrada desde a década de 1980, e será transmitida ao vivo a partir das 19h, na TV Crea-PE, no YouTube.

O que começou como um hobby de amigos que se juntaram para tocar, evoluiu para participações em festas, desde casamentos, batizados, aniversários, eventos familiares. No início, o convite vinha de amigos para animar a festa. E eles iam de graça. Levavam os instrumentos e montavam todo o aparato para as apresentações. Mas os convites começaram a chegar de todos os lados.

O que era uma reunião de amigos começou a ganhar ares profissionais e o primeiro passo era batizar a banda. Deixar a brincadeira de chamar de “banda voou” de lado e dar nome, repertório. Além das músicas dos Beatles, foram incorporados outros sucessos. Principalmente porque o nome da banda, Túnel do Tempo, tinha a inovadora proposta de um repertório que passeasse pelos sucessos ao longo dos anos. Nascia assim a primeira banda com esse conceito de resgate musical, em plena década de 1980.

A viagem começa pelos anos de 1950, com músicas de Elvis Presley, Frank Sinatra. Passa pela Jovem Guarda, toca Bee Gees. Nos anos 1980, abre espaço para o rock nacional, ao som de Tim Maia, Jorge Benjor. Quem vai a uma apresentação da Túnel do Tempo tem a certeza que vai para dançar. Um convite explícito ao público para não parar um minuto.

A reunião de amigos contava, na versão original, com três engenheiros. Mas a carreira musical não tinha espaço na agenda profissional e as primeiras baixas foram surgindo. Hoje, apenas Ossian Calafange representa a categoria. O engenheiro civil é um dos guitarristas da banda. No convívio, leva a praticidade e objetividade da vertente das ciências exatas ao trabalho em grupo.

Diógenes Serafim, o vocalista da Túnel do Tempo, entrega que engenheiro é muito prático. E essa praticidade levou a uma organização bem importante na hora dos contratos. “Temos regras e seguimos essas normas para manter a harmonia no grupo. Se chegar atrasado num ensaio, tem desconto no valor do cachê”, exemplifica Serafim, que também é um dos guitarristas da banda e compositor. Ela ainda faz a produção não só da sua banda, como de outros artistas.

Serafim, ao lado de Ossian e Wagner Oliveira, saxofonista, flautista e caçula da banda, estarão juntos na conversa musical do Sextou. Enquanto a volta aos shows não é uma realidade para a banda, já que até agora, em Pernambuco, só estão permitidas apresentações com até cinco pessoas por grupo, os artistas vão matando a saudade da plateia na live.

O encontro será sob o comando do assessor especial do Crea, Flávio Domingues. O Sextou é um espaço criado pelo Crea para apresentar talentos de profissionais das engenharias, agronomia e geociências nas áreas artísticas, seja no cinema, música, teatro, literatura ou artes plásticas. Os programas são transmitidos ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, mas ficam gravados para quem quiser assistir de novo ou ver caso não tenha conseguido acompanhar a live.

Skip to content