CPMA conclui curso de Licenciamento Ambiental e promove entrega de prêmios

O Crea-PE, por meio da sua Comissão Permanente de Meio Ambiente (CPMA), fará nesta quarta-feira (08) a entrega do Prêmio de Meio Ambiente 2011. A solenidade acontecerá na sede do Conselho, às 18h30. A premiação faz parte de uma série de atividades que incluiu palestras, curso e debates, com o objetivo de fortalecer e divulgar as ações em defesa do meio ambiente. Na última sexta-feira (03), a CPMA realizou o encerramento do Curso de Licenciamento Ambiental, que teve como objetivo proporcionar uma visão geral e transdisciplinar aos profissionais envolvidos com as questões ambientais.

Segundo o coordenador da CPMA, Tadeu Pontes, a quantidade de inscrições neste ano foi menor, o que proporcionou maior interação entre os participantes. “O resultado do curso foi muito bom, foi dinâmico. O público reduzido proporcionou um debate maior e mais aprofundado do assunto. Estamos pensando, inclusive, em diminuir a turma para o próximo curso que será oferecido”, comunica Tadeu. A ideia da CPMA é realizar outro curso ainda este ano, no segundo semestre. “As aulas terão um enfoque mais prático e informativo do que é o licenciamento ambiental nas três esferas: federal, estadual e municipal”, explicou.

O curso/mesa redonda de Licenciamento Ambiental teve como palestrantes os engenheiros de pesca da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Renaldo Tenório de Moura e Assis Lins de Lacerda Filho, a engenheira química da UFPE e a bióloga da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Edilene Rodrigues de Oliveira e Viviane Lúcia dos Santos Almeida, respectivamente. No último dia, Assis Lacerda e Edilene Rodrigues conduziram um debate final sobre os assuntos abordados durante a semana.
Os 25 participantes do curso de licenciamento ambiental receberam certificado e material multimídia com todas as apresentações realizadas durante quatro dias, totalizando 16h/aula. Amanhã (08) é a vez do Crea-PE homenagear os indicados ao Prêmio de Meio Ambiente, criado há onze anos em reconhecimento ao trabalho feito por entidades, instituições ou pessoas físicas que se destacaram pela defesa de posições, ações e projetos que contribuem para preservar e defender o meio ambiente. Na premiação, os vencedores receberão certificados e troféus. Na abertura da solenidade, o coordenador da CPMA, Tadeu Pontes, também eleito em março deste ano em reunião do Conselho Federal (Confea) coordenador das Comissões de Meio Ambiente do Nordeste, fará uma palestra sobre o tema sustentabilidade ambiental.
CPMA – Criada há mais de uma década, a Comissão Permanente de Meio Ambiente do Crea-PE é o órgão que representa os objetivos do Conselho nas discussões em nível local, nacional e mundial relativas à preservação, defesa e conservação do meio ambiente. Desde a sua criação, são implementadas ações objetivando a sensibilização e conscientização, quanto à necessidade de ampliar a participação dos profissionais, do corpo funcional e da sociedade, nas questões ambientais.

A Comissão Permanente de Meio Ambiente do Crea-PE tem a seguinte composição: coordenador, engenheiro agrônomo Tadeu Viana de Pontes; coordenador Adjunto, engenheiro de minas Marçal Sayão Maia; engenheiro agrônomo, Joadson de Souza Santos; engenheiro de pesca, Vanildo Souza de Oliveira e pelos engenheiros civis, Arnaldo Cardim de Carvalho Filho e Luiz Antônio de Melo.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE