Crea-PE participa de reunião com presidentes dos Creas do Sul e Sudeste

Recife, 02 de julho de 2013

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participou, nos dias 24 e 25 de junho, em Curitiba, de reunião ordinária com os presidentes dos Creas das Regiões Sul e Sudeste, para trocar informações regionais e administrativas entre os conselhos. A abertura foi feita pelo presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, que falou sobre a importância da reunião para a articulação e unificação de propostas e procedimentos.

Durante o encontro, foi elaborada por iniciativa do Crea-PR uma carta de apoio à presidência da república ressaltando o bom momento atravessado pela Engenharia e seus desdobramentos positivos ao desenvolvimento nacional. Ainda no conteúdo da carta, citações à importância e legitimidade dos movimentos populares que tomaram as ruas do País nas últimas semanas e seu papel fundamental ao fortalecimento da democracia.

Apoiado pelos Creas do Distrito Federal e de Pernambuco, o texto será apresentado nos dias 5 e 6 de julho, em Maceió, aos representantes dos Conselhos Regionais presentes na reunião do Colégio de Presidentes do Nordeste, para adesão e assinatura dos interessados.

Na pauta do encontro, assuntos como a realização do 8º CNP – Congresso Nacional de Profissionais, em Gramado (RS), durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), e também a discussão de temas como a aplicação do regime jurídico único para os quadros dos Conselhos, a portaria do Confea sobre modalidade de licitações de obras, a análise de conjuntura do Sistema Confea/Crea e propostas sobre Ação de Repetição de Indébito (restituição de ART e anuidade).

Integraram a programação a apresentação do atual sistema de fiscalização adotado no Paraná, ministrada pelo superintendente do Crea-PR, engenheiro agrônomo Celso Ritter, e a apresentação sobre Ações Judiciais de Anuidades e ARTs, proferida pelo gerente do departamento jurídico do Crea-PR, advogado Igor Tadeu Garcia.

Além do presidente José Mário, participaram do encontro os presidentes do Crea-RS, engenheiro civil Luiz Alcides Capoani; do Crea-SC, engenheiro civil Carlos Alberto Kita Xavier; do Crea-SP, engenheiro civil Francisco Kurimori; e do Crea-RJ, engenheiro civil Agostinho Guerreiro; e, ainda, os vice-presidentes do Crea-ES, engenheiro civil José Antônio do Amaral Filho, do Crea-MG, técnico em agropecuária Adriano Garcia de Souza e o diretor do Crea-DF, engenheiro mecânico Francisco Rabelo.

Com informações de Ana Maria Ferrarini da Assessoria de Comunicação do Crea-PR