Crea-PE sabatinou a pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, nesta terça-feira (19)

Conselho está realizando uma Roda de Conversa com debate aos aspirantes ao cargo para ouvir as propostas deles(as) para a infraestrutura

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), foi a segunda convidada para a Roda de Conversa promovida pelo Crea-PE para conhecer o Plano de Governo dos postulantes ao cargo de governador(a). A ideia é ouvir as propostas deles(as) para a infraestrutura e contribuir com a construção do desenvolvimento do Estado pautado na boa engenharia, agronomia e geociências.

O encontro aconteceu no início da tarde desta terça-feira (19), no auditório da sede do Crea-PE, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, YouTube. O debate abriu espaço para perguntas sobre temas relevantes para o desenvolvimento do Estado. Tanto para os participantes presentes quanto para quem está acompanhando o evento online. Raquel Lyra chegou acompanhada de sua pré-candidata a vice-governadora, a deputada estadual Priscila Krause.

A mesa de abertura foi formada pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, pela membra do Conselho do Programa Mulher de Pernambuco, Giani Camara, pelo coordenador do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), Roberto Muniz, pelo presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Roberto Freire. Também estavam presentes o presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (AESPE), Audenor Marinho, e o coordenador do Comitê de Modernização e Gestão do Crea-PE, Florêncio Absalão, além da pré-candidata.

“Essa Roda de Conversa com os(as) pré-candidatos(as) ao Governo de Pernambuco é uma oportunidade de mostrar a importância da engenharia, da agronomia, da geociências no desenvolvimento do Estado. Não haverá crescimento se não houver uma engenharia pujante, uma agronomia pujante, uma geociência sendo valorizada. Nós queremos que o Estado cresça, mas nós queremos crescer junto com o Estado. A engenharia que promove o bem-estar é a engenharia do futuro e o futuro a gente faz agora”, assegurou Adriano Lucena.

Adriano Lucena também pontuou: “Queremos e podemos colocar essa instituição de 88 anos para colaborar a serviço da sociedade, a serviço do Governo. Não é o que o Governo vai fazer por nós, mas o que nós podemos fazer junto com o Governo. Estamos juntos nessa construção de um mundo que nós tanto desejamos”.

“Mais do que falar sobre mim, vou falar sobre o que a gente fez à frente da prefeitura para mais do que minhas palavras falem por mim, minha atitudes, o nosso governo” , adiantou Raquel Lyra. Ela explicou que ao invés de crescer de uma maneira ordenada, Caruaru foi crescendo, de maneira desordenada como a maioria dos municípios pernambucanos.” Quando cheguei lá, a gente tinha uma gestão feita no papel. A gente teve que ir a campo para entender o que a gente precisava de investimento na cidade”, lembrou a pré-candidata.

Em 2016, foi a primeira mulher eleita prefeita de Caruaru, uma das maiores cidades do interior pernambucano. Em 2020, foi reeleita para um novo mandato, com a maior votação da história da Capital do Agreste. Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, a ex-prefeita sempre teve vocação para o serviço público. Passou no concurso para advogada do Banco do Nordeste, depois para delegada da Polícia Federal e procuradora do Estado. No governo Eduardo Campos, assumiu a Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo.

Depois de apresentar sua experiência enquanto gestora municipal, foi aberto espaço para as perguntas dos presentes e dos participantes online. Nesse momento, o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, mediou as perguntas.

Novamente, a valorização profissional foi o principal questionamento à pré-candidata, com a preocupação do respeito ao Salário Mínimo Profissional para os profissionais do Sistema Confea/Crea. Sobre esta preocupação, Raquel Lyra afirmou: “Eu sou servidora pública desde os 20 anos de idade, fui advogada do Banco do Nordeste, delegada da Polícia Federal e procuradora do Estado. Nos últimos 12 anos disputei e ganhei quatro eleições, então tenham a certeza do meu compromisso com o servidor público que está expressado na minha trajetória, quando melhorei os salários na Prefeitura”.

A pré-candidata destacou que neste encontro ela veio pedir a contribuição dos estudos e propostas do Crea-PE para o desenvolvimento do Estado. Durante o evento, o presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis em Pernambuco (Abenc-PE), Stênio Cuentro, também vice-presidente do Crea, entregou a Raquel Lyra uma carta com sugestões de quatro temas e contribuições para o desenvolvimento do Estado. Os assuntos destacados no documento foram: transporte público na Região Metropolitana do Recife, mobilidade urbana, habitação popular e drenagem urbana.

O presidente do Crea, no final do encontro, reforçou a importância da valorização profissional. “A gente tem que lutar por aqueles direitos adquiridos ao longo das profissões. São bandeiras que a gente defende e que a gente precisa sentar para encontrar alternativas para assegurar a valorização profissional da categoria”, destacou Lucena.

Para assistir à Roda de Conversa com Raquel Lyra, clique aqui.