Miguel Coelho foi o primeiro pré-candidato ao Governo de Pernambuco a participar da sabatina do Crea-PE

Conselho está realizando uma Roda de Conversa com debate aos aspirantes ao cargo para ouvir as propostas deles(as) para a infraestrutura

O Crea-PE abre espaço para uma roda de conversa com os(as) pré-candidatos(as) ao Governo de Pernambuco. A ideia é ouvir as propostas deles(as) para a infraestrutura e contribuir com a construção do desenvolvimento do Estado pautado na boa engenharia, agronomia e geociências. O primeiro pré-candidato é Miguel Coelho, pelo Movimento União Brasil. Ele participou na manhã desta terça-feira (19) deste encontro no auditório da sede do Crea-PE.

Antes, foi recepcionado no gabinete da presidência pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e pelo vice-presidente do Conselho e presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis em Pernambuco (Abenc-PE), Stênio Cuentro, que entregou uma carta com sugestões ao pré-candidato focado em quatro temas: transporte público na Região Metropolitana do Recife, mobilidade urbana, habitação popular e drenagem urbana.

Miguel Coelho estava acompanhado da pré-candidata a vice-governador na sua chapa, a deputada estadual Alessandra Vieira. Logo no início do evento, foi formada uma mesa, presidida por Adriano Lucena. Na sua composição estavam a coordenadora do Programa Mulher de Pernambuco, Eloisa Basto, o coordenador do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), Roberto Muniz, e o presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Roberto Freire, além do pré-candidato.

Na sua fala inicial, Lucena defendeu a importância de um debate plural e democrático que está sendo promovido pelo Crea, colocando temas importantes para o desenvolvimento do Estado. Entre os assuntos destacados estão a infraestrutura, o saneamento básico, a energia limpa, o agronegócio, a agricultura familiar, os diversos polos de desenvolvimento do Estado que passam pelo Conselho, pelas modalidades das diversas engenharias, da agronomia e da geociências.

“O mundo melhor depende do espaço que nós ocupamos. O Crea não pode ficar limitado a questões das ARTs e CATs, mas sim de um debate plural, democrático e participativo”, assegurou Lucena. Na sua fala inicial, Miguel Coelho se apresentou à plateia presente e a virtual, já que o debate foi transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube.

Eleito o mais jovem prefeito de Petrolina, aos 26 anos, o pré-candidato, advogado formado, Miguel Coelho preferiu apresentar como cartão de visitas sua gestão em Petrolina. “Com essa experiência, nossa ideia é impulsionar Pernambuco no mesmo ritmo que conseguimos imprimir em Petrolina”, assegurou o ex-prefeito..

“É com muito orgulho que digo que Petrolina, nos últimos cinco anos, se tornou o maior canteiro de obras do Nordeste. Estávamos disputando com as capitais. E os dados podem comprovar. Petrolina foi a cidade que mais gerou emprego nos últimos anos desbancando a própria capital”, destacou Miguel Coelho.

Ele ainda listou algumas das ações que chama de emblemáticas: Petrolina é a única cidade de Pernambuco que está entre as 20 mais saneadas do Brasil; duplicação de mais de 45 quilômetros de avenida, além de fazer mais projetos de PPPs (Parcerias Público Privada) em Pernambuco. Depois de sua apresentação, foi aberto o espaço para perguntas. O superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, mediou os questionamentos ao pré-candidato.

A maior preocupação apresentada pelos profissionais foi sobre o que o Governo poderia, caso ele seja eleito, fazer para assegurar o pagamento do Salário Mínimo Profissional aos profissionais do Sistema Confea/Crea, que vêm sendo desrespeitados nos editais de concursos lançados por diversas prefeituras e pelo próprio Estado.

O ex-prefeito respondeu: “A gente precisa ter muita responsabilidade nesse compromisso porque todas as categorias querem tirar isso dos pré-candidatos. Eu não estou aqui para fazer promessas fáceis e assumir compromissos que não terei condições de honrar. Prefiro ter a responsabilidade de pedir a compreensão de vocês da gente assumir o compromisso de manter o diálogo aberto. Se não der para atender sempre o que for necessário, atende o que for possível.”

O presidente do Crea, no final do encontro, reforçou a importância da valorização profissional. “A gente tem que lutar por aqueles direitos adquiridos ao longo das profissões. São bandeiras que a gente defende e que a gente precisa sentar para encontrar alternativas para assegurar a valorização profissional da categoria”, destacou Lucena.

Para assistir à Roda de Conversa com Miguel Coelho, clique aqui.