Crea-PE

Cultivo e processamento de banana é tema de curso da Embrapa

A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), promove o segundo curso de capacitação e formação de multiplicadores em fruticultura oferecido pela Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut) sobre o tema cultivo e processamento de banana. As aulas serão ministradas em Cruz das Almas, na Bahia.

O treinamento será dividido em quatro módulos, num total de 160 horas, com aulas teóricas e práticas. O primeiro módulo, de 16 a 20 de agosto, vai tratar sobre “Manejo e práticas culturais da bananeira”. Já o segundo módulo ocorre no período de 27 de setembro a 1º de outubro e vai abordar “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação”. De 18 a 22 de outubro será a vez do tema “Fitossanidade”. O último módulo será sobre “Processamento agroindustrial da banana”, dos dias 22 a 26 de novembro.

A formatação do curso garantirá o conhecimento de todas as fases da cadeia produtiva da banana. No módulo “Manejo e práticas culturais da bananeira”, as aulas abordam desde o melhoramento genético da bananeira até a colheita e pós-colheita. O segmento “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação” traz informações sobre preparo, manejo e conservação do solo e análise química, entre outras. Já o módulo “Fitossanidade” trata, por exemplo, de doenças, pragas e fungos que atacam a cultura e do manejo integrado.

Serão oferecidas 40 vagas que serão preenchidas de acordo com os seguintes critérios: formação do candidato em áreas relacionadas às ciências agrárias (nível superior e, sob avaliação, ensino médio técnico); atuação em extensão tecnológica e assistência técnica; e experiência na área. O resultado do processo seletivo será publicado no site da Renofrut, no dia 23 de julho.

As inscrições podem ser feitas até 2 de julho, exclusivamente no site www.cnpat.embrapa.br/renofrut/. O conteúdo dos módulos, bem como o valor do curso e a documentação necessária para a inscrição também estão informados no endereço eletrônico.

Serviço: II Curso de Capacitação de Multiplicadores em Fruticultura – Banana: Cultivo e Processamento
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, na Rua Embrapa s/nº, Cruz das Almas (BA)
Contatos: (85) 3391 7117 / 9953 8290
E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br
Léa Cunha (DRT 1633 BA)
Contatos: (75) 3312-8076
E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br

Dilma Moura
ASC do Crea-PE com informação da CNPAT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content