Grupos de Trabalho do Colégio de Presidentes discutem novas propostas em Belém

O Sistema Confea/Crea/Mútua reuniu, entre os dias 14 e 16 de junho, os seus representantes para a 3º Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes dos Conselhos Regionais. O encontro, que teve a participação de José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE, aconteceu em Belém (PA) e contou com a palestra do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, sobre o tema “Ficha Limpa como início da Reforma Política”.

Durante a reunião, os seis Grupos de Trabalho (GTs) do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua discutiram e apresentaram, ao colegiado, proposições que poderão tramitar no Conselho Federal e, se aprovadas nas comissões do Confea, serão transformadas em ações de interesse dos profissionais, do Sistema e da sociedade.

Preocupados com um modelo de padronização de laudo de vistoria e parâmetros para certificação e selo em acessibilidade, o GT Acessibilidade e Mobilidade Urbana do Colégio de Presidentes (CP) fez a proposta de que o Sistema Confea/Crea elabore laudo de vistoria, certificação e selo em acessibilidade para que tenha abrangência nacional. A intenção é que o modelo seja implantado em todos os municípios brasileiros.

Das propostas formuladas pelo GT Gestão da Sustentabilidade, uma contemplou a implementação da Anotação de Responsabilidade Técnica, a partir de 2011, com as Resoluções 1010/2005 e 1025/2009. Segundo o GT, avaliações urgentes precisam ser feitas pelo CP visando à uniformização de procedimentos e nivelamento de conhecimento dessas matérias. Como proposta o GT sugeriu a realização da 1ª reunião extraordinária do CP em julho, em Brasília (sede do Crea-DF), com uma pauta que possibilite o nivelamento, comunicação e informação referentes à implementação da nova ART.

O Colégio de Presidentes tem seis Grupos de Trabalho (GTs), que são coordenados pelos presidentes dos Creas: Fiscalização do Exercício Profissional – coordenador por Álvaro José Cabrini Júnior (presidente do Crea-PR); Gestão da Sustentabilidade – coordenado por Francisco Machado da Silva (presidente do Crea-DF); Acessibilidade e Mobilidade Urbana – coordenado por Jary de Carvalho e Castro (presidente do Crea-MS); Acompanhamento da Copa de 2014 – coordenado por Francisco Adalberto Pessoa de Carvalho (presidente do Crea-RN); Assistência Técnica Pública – coordenado por José Mário de Araújo Cavalcanti (presidente do Crea-PE); Política de Relacionamento e Integração Social – coordenado por José Tadeu da Silva (presidente do Crea-SP).

*Com informações da assessoria do Confea