Encontro Microrregional de Araripina reúne lideranças políticas e profissionais da Região

Araripina, 06 de junho de 2013

O quarto Encontro Microrregional do 8º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), teve início por volta das 20h da quinta-feira, 06, no Araripina Palace Hotel. Este foi o último dos três eventos realizados na quinta-feira, 06, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com o apoio da Associação dos Engenheiros e Técnicos do Araripe (Assengea), no município.

Inicialmente foi composta a mesa de abertura que teve como membros o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, o prefeito do município de Araripina, Alexandre Arraes, o inspetor e presidente da Assengea, Evandro de Alencar Carvalho, o secretário de Infraestrutura do município de Trindade, Lamarth Leite Piancó e o coordenador da Comissão Organizadora do CEP, Plínio Rogério Bezerra de Sá.

O coordenador Plínio Bezerra de Sá, deu início aos pronunciamentos agradecendo a presença de todos e lembrando que o evento trata das relações dos profissionais do Sistema. Para tanto, convidou a todos para contribuir com sugestões que serão avaliadas no Congresso Regional e no Congresso Nacional que serão realizados no Recife, nos dias 12 e 13 de julho e em Gramado, de 11 a 14 de setembro, respectivamente. Disse ainda, “É uma discussão difícil, não fomos preparados para isso, mas, tenho certeza que trarão bons frutos”, garantiu Plínio Sá.

O inspetor Evandro de Alencar Carvalho lembrou que, com a realização do evento estava, mais uma vez, cumprindo determinação do Sistema e que os profissionais de Araripina estão trabalhando em prol de algo maior que é o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). “Este é o momento de gritarmos, de reclamarmos e de reivindicarmos as mudanças que julgarmos necessárias, principalmente este ano, quando tivemos a saída dos arquitetos do Crea, fato que já contribuiu para a mudança do nome do Conselho. Também agora, devemos tratar das questões relativas ao sombreamento de atividades”, lembrou Evandro, acrescentando que “se desse encontro saírem propostas pertinentes e bem contextualizadas, teremos as nossas proposições avaliadas por delegados eleitos de todo o País”.

O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, falou da satisfação em receber representantes do Crea-PE no município. “Estamos extremamente felizes por que com a realização dos eventos que o Crea vem fazendo no nosso município, entendemos que os gestores de diversos órgãos estão percebendo a importância das cidades do interior. Precisamos fazer muito, com vontade e determinação. Neste sentido, já temos um convênio de cooperação técnica com o Crea e já conseguimos melhorar a qualidade das nossas construções. Somos parceiros do Crea e queremos contribuir e agradecer pela escolha da nossa cidade. Presidente, você será sempre bem vindo nesta cidade. A prefeitura incentiva participa e está junto para resolver o que for preciso”, disse Alexandre Arraes.

O presidente José Mário agradeceu o apoio da prefeitura e confessou que em pouco mais de um ano que esteve em Araripina, encontrou uma cidade, visivelmente, mais desenvolvida e mais organizada. José Mário destacou a importância dos profissionais das áreas tecnológicas no atendimento das novas demandas mundiais como, por exemplo, de produção de alimentos, de desenvolvimento de tecnologias de comunicação, entre outras. “Para tanto, é necessário que a nossa lei seja atualizada. Devemos dar as nossas contribuições para seguirmos atendendo às necessidades do progresso e assim participarmos na criação de uma sociedade mais moderna, justa e eficiente para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, concluiu o presidente.

Após os pronunciamentos, foi composta pelos membros da Comissão, a mesa de trabalhos. O engenheiro civil André Lopes, fez apresentação da Estrutura e Procedimentos do Congresso, detalhando como os trabalhos devem ser encaminhados. Em seguida, o chefe de Gabinete do Crea-PE, Osvaldo Fonsêca, fez apresentação do “Marco Legal do Sistema Confea/Crea. Após o debate, foram feitas as propostas do grupo presente.

No final do encontro, que terminou às 22h50 com o encaminhamento de dez propostas, o diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais (Mútua) Judson Galindo, ofereceu brindes que foram sorteados entre os profissionais. O próximo Encontro Microrregional acontecerá no dia 18 de junho, em Petrolina.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE