Presidente participa de reunião sobre criação de Sistema Nacional Integrado de Informática e Gestão

Recife, 26 de outubro de 2012

O presidente do Conselho regional de Engenharia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti participou, na quarta-feira (24), na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em Brasília/DF, de mais uma reunião do Grupo de Trabalho Gestão do Sistema e Acompanhamento da Resolução nº 1.010/2005. O GT, criado pelo Colégio de Presidentes de Creas, tem como objetivo se empenhar na proposição de procedimentos e melhorias para o desempenho do Sistema Confea/Crea e na aplicação da Resolução 1.010.

Na pauta da reunião, discussões sobre a possibilidade de implantação de um sistema único de gestão de todos os Creas, Confea e Mútua, por meio de um amplo Sistema Nacional Integrado de Informática e Gestão, provido dos mais avançados recursos de tecnologia da informação, com capacidade de criar, armazenar e administrar bancos de dados, gerir métodos e procedimentos, unificar metas e ações e integrar todas as unidades do Sistema numa rede unificada.  A iniciativa garantira a criação de um sistema em nível nacional que estará à disposição dos profissionais das engenharias e profissões tecnológicas afins, de suas entidades vinculadas, de outras entidades e conselhos, de instituições públicas e privadas nacionais e estrangeiras assim como de toda a sociedade.

O outro item da pauta foi a criação de uma comissão provisória para alavancar o projeto do Sistema Nacional, que, sendo um antigo desejo dos gestores do Sistema, obteve aceitação de todos. “A ideia da criação de um sistema unificado, composto pelos 27 regionais, mais o Confea e a Mútua que hoje estamos trazendo a tona, está calcada no anteprojeto elaborado pelo presidente do Crea-BA, Engenheiro Mecânico Marco Antonio Amigo, que apresentou o seu trabalho na última reunião do Fórum dos Presidentes de Creas do Nordeste, ocorrida na segunda e terça–feira (22 e 23) em Teresina/PI”, destacou Jorge Silveira, coordenador do Grupo.

Ainda de acordo com o coordenador, o documento foi aprovado pelos presidentes que participaram do encontro e pelo presidente do Confea, Engenheiro Civil José Tadeu da Silva que esteve na reunião como convidado. Na mesma ocasião foi deliberada a formatação da proposta, para a apresentação por parte do GT, para deliberação na próxima reunião extraordinária do CP, que acontece no dia 29 em Brasília.

Para o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, membro do GT, que colaborou na formatação da proposta, “o documento propõe não somente, um grande desafio de muita determinação e coragem, mas também, o resgate de um sonho, antes inalcançável. Agora, diante do entusiasmo que foi acatado, este projeto, deverá ser encarado com muito afinco e ousadia por parte de todos os integrantes deste Conselho Profissional. A conquista deste audacioso projeto marcará a diferença entre o antigo e burocrático “Cartório”, como somos sempre considerados, e um moderno e eficiente Sistema Profissional, imprimindo a nossa marca de atuação, como símbolo da credibilidade, confiabilidade, precisão e presteza, capaz de cumprir com exatidão a nossa missão específica definida por Lei, mas também, de podermos estar mais próximo e ratificar com denodo e honradez, o cumprimento da nossa missão maior em defesa dos mais relevantes interesses da sociedade”, disse entusiasmado, José Mário.

O encontro, coordenado pelo presidente do Crea-SE, Engenheiro Civil Jorge Silveira, contou também com as participações do conselheiro federal, Engenheiro Civil Francisco Ladaga e do coordenador do Colégio de Presidentes e Presidente do Crea-PA, Engenheiro Agrônomo Antonio Carlos Albério.

ASC do Crea-PE