Recife sedia seminário “Racionalização na construção”

No próximo dia 24 de julho, a Comunidade da Construção do Recife promove o Seminário “Racionalização na Construção – Normas e Procedimentos para os Sistemas à Base de Cimento”, que será realizado das 17h às 20h30, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE), no bairro da Boa Vista.

Com o objetivo de apresentar as novas normas e soluções práticas para a racionalização dos sistemas à base de cimento, o evento tem como público-alvo empresários, profissionais do setor da construção civil, além de estudantes de Engenharia e Arquitetura.

“Cenário da Construção e Inovações” é o tema da primeira exposição, proferida pela engenheira e Coordenadora da área de Edificações da ABCP Glécia Vieira. Em seguida, Luís Alberto Carvalho, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), fala sobre a “Nova Norma Brasileira – Parede de Concreto Moldada in loco”. Guilherme Parsekian, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), aborda a “Nova norma de Alvenaria Estrutural – Implicações em projeto, controle e execução”. Encerrando a programação, Francisco Oggi, do Empório do Pré-moldado, palestra sobre o uso de fabricados na racionalização da construção civil.

COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO – A Comunidade da Construção é um movimento nacional que, na capital pernambucana, é liderada pela ABCP, junto ao Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PE) e à Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi/PE), em parceria com o SEBRAE e o Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento (Sinprocim-PE). Recife foi uma das primeiras cidades onde a Comunidade foi implantada, em 2002, com a participação de 12 construtoras na época. Após 10 anos de trabalho, o movimento tem a adesão de 30 importantes construtoras locais, além de 10 fornecedores e várias entidades e instituições de ensino ligadas ao setor.

Recife iniciou em abril de 2011 o seu 5º ciclo, que está sendo dedicado à discussão dos principais aspectos relacionados ao Gerenciamento de Projetos e Obras (GPO): gestão administrativa, financeira, projeto e produção. Além da ação principal, estão previstas diversas ações correlatas a partir da realização de cursos, seminários (voltados para alvenaria, revestimento e habitação social), missões e visitas técnicas, encontros técnicos para difusão de conhecimento e continuidade do Programa Obra monitorada do serviço de alvenaria de vedação. O 5º ciclo terminará no fim deste ano.

PROGRAMAÇÃO:

17h00 Credenciamento

17h30 “Cenário da Construção e Inovações”

Engº Glécia Vieira – Coordenadora da área de Edificações da ABCP

18h00 “Nova Norma Brasileira – Parede de Concreto Moldada in loco”

Engº Luís Alberto Carvalho, Ph.D – Universidade Federal do Ceará | Racional Projeto e Consultoria

18h30 Coffee break

18h45 “A nova norma de Alvenaria Estrutural – Implicações em projeto, controle e execução”

Engº Guilherme Parsekian, Profº Drº da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

19h15 “O uso de fabricados na racionalização da construção civil”

Engº Francisco Oggi, do Empório do Pré-moldado

19h45 Mesa Redonda