Dados pessoais de usuários de app do Crea não foram vazados em ataque cibernético

Foram adotadas medidas necessárias para solucionar o problema, investigar e responsabilizar os culpados pela ação ocorrida no sistema de notificação

O sistema de envio de notificações do aplicativo dos Creas, em âmbito nacional, sofreu um ataque cibernético, na manhã desta terça-feira (6). A ação não causou prejuízos às funcionalidades do app acessadas pelos usuários. Também não ocorreu vazamento de dados pessoais e o problema já foi solucionado.

No caso de Pernambuco, o aplicativo não está em uso pelo Crea-PE. O Conselho está desenvolvendo um novo app, que será implantado nos próximos meses. É importante ressaltar que o Crea-PE cumpre todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Também segue rigorosos padrões para garantir a proteção da estrutura de tecnologia e dos dados de profissionais e colaboradores.

Foram tomadas todas as medidas para apurar e responsabilizar os culpados. A empresa que opera os dados informou que houve invasão do servidor, que funciona de modo externo ao aplicativo. Foram disparadas notificações aos profissionais que usam o sistema em vários estados, mas a integridade do aplicativo não foi afetada.

Informamos ainda que os dados pessoais dos usuários contam com segurança física e lógica e são criptografados. A ameaça foi neutralizada sem qualquer prejuízo aos usuários.