Crea-PE

Crea Convida aborda cenários da engenharia de pesca em Pernambuco

O Crea Convida desta terça-feira (20) abordou as condições atuais da Engenharia de Pesca para Pernambuco. Os convidados que falaram sobre o assunto foram os engenheiros de pesca Assis Lacerda Filho, Sergio Mattos, André Melo e Rodolfo Rangel, também presidente da Associação de Engenharia de Pesca de Pernambuco (AEP-PE).

Durante a live tratarem de suas experiências e opinaram sobre o cenário da pesca artesanal no estado, os impactos gerados pelo vazamento de óleo no litoral nordestino em 2019 e também pela pandemia da covid- 19. O encontro está disponível na TV Crea-PE, canal do Conselho no YouTube.

O especialista Assis Lacerda Filho apresentou um breve histórico da profissão, lembrando que a primeira turma de Engenharia de Pesca foi formada em 1970, lembrando que a partir deste passo começaram a ser criados órgãos para legalização da atividade de oceanografia. “O grande desafio da profissão é sempre estarmos cientes de que alimentamos as pessoas e que, portanto, temos que ter consciência do compromisso com a manutenção sustentável dos recursos naturais. Não esquecendo também, que somos o 2º polo no Brasil de criação de tilápia, além de outras culturas como as de camarão, algas e ostras que garantem o emprego de várias pessoas”.

O presidente da Associação de Produtores de Camarão de Pernambuco, André Melo, falou sobre a sua fazenda de camarão, instalada na Praia de Catuama, como um bom exemplo do que defende como essencial para a melhoria das condições oferecidas para os que vivem da atividade. “O fortalecimento do setor depende diretamente da união dos produtores para que possa não só aumentar a produção do pescado, mas diminuir as dificuldades enfrentadas pelo setor”, aconselhou.

A regulamentação e as diretrizes para a atividade da pesca artesanal não acompanharam o desenvolvimento tecnológico nem, tampouco, as forças que regem o mercado. Para Sérgio Mattos, a ciência pesqueira não terá informações concretas se não valorizar as necessidades socioeconômicas de comunidades pesqueiras e os benefícios potenciais de formas mais participativas de administração da atividade como alternativa para o ordenamento e à sustentabilidade dos recursos pesqueiros. “As informações sobre o setor desconsideram o fato de que cada caso é único e deve ser analisado com base nas características sociais, econômicas e culturais das comunidades envolvidas”, defendeu.

Por fim, Rodolfo Rangel falou sobre a luta que trava à frente da AEP-PE na tentativa de que os governos se mobilizem para criar políticas públicas que possam beneficiar a atividade, desenvolvida por mais de 25 mil pescadores artesanais. “A falta dessas políticas atinge também a segurança dos cerca de 24 mil pescadores que trabalham para tirar o sustento das suas famílias, em alto mar”, revelou.

Crea Convida

O Crea Convida acontece todas as terças-feiras, às 19 horas, no canal do Conselho no YouTube, a TV Crea-PE. O encontro dos especialistas, em formato de live, tem como objetivo trazer para a sociedade debates sobre a Engenharia, Agronomia e as Geociências.

Pular para o conteúdo