José Mário pede reajuste na tabela de honorário de profissionais do Sistema Confea/Crea

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, levará ao Colégio de Presidentes dos Conselhos, a discussão sobre o  reajuste na tabela base de honorários nacional para os serviços prestados pelos arqueadores de navios, que são realizados por profissionais do Sistema Confea/Crea.

Na manhã de ontem (13), o presidente José Mário participou de uma reunião com o inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Suape da Receita Federal, Carlos Eduardo Oliveira, para falar sobre a realidade desses profissionais.

Oliveira informou que o último reajuste na tabela foi realizado há três anos e concordou que os valores pagos hoje são muito baixos. Entretanto, ele explicou que precisa cumprir o que manda a tabela nacional. Dessa forma, é necessário uma mobilização nacional para melhorar o salário dos profissionais do Sistema Confea/Crea, que trabalham com a perícia das cargas que chegam nos portos brasileiros.

O inspetor acrescentou que, em dezembro, haverá um concurso para a contratação de arqueadores para o Porto do Recife, Porto de Suape e Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes-Gilberto Freyre. O edital deverá ser lançado em outubro. Além do presidente, estiveram presentes o perito da Receita Federal, Hélio Renato Strobel, e o assessor Jeová Vanderlei.